Você é um bom ouvinte?


Somos seres que adoram falar, alguns mais e outros menos, porém, isso faz parte da nossa essência. Acredito que às vezes falamos até demais e é sempre importante tentar mostrar nossa opinião, no entanto, parar para ouvir também é essencial para que a comunicação seja eficaz.
Porém, a conversa aqui é outra: quero saber se você é um bom ouvinte. Tenho certeza de que você que está lendo este texto conhece aquela pessoa que não deixa ninguém falar e que não escuta o que as outras dizem. Isso é algo que me deixa desconfortável, até parece que o que a pessoa está dizendo é a coisa mais importante do mundo e o que você está falando (ou tentando falar) é algo inútil. É um sentimento muito desagradável.
Imagem
O maior problema nisso tudo é que geralmente a pessoa que não sabe ouvir faz isso sem perceber. Se sente na ansiedade de ter que falar, mas não se preocupa em respeitar as opiniões dos outros e não faz por mal, mas sim por indisciplina e falta de consideração pelo locutor.
O que estou tentando chamar a atenção é para o fato de que saber ouvir o que as pessoas têm a nos dizer é muito importante para resolver situações simples e complexas. O ato de esperar que a pessoa complete seu raciocínio elimina muitas dúvidas e ajuda na captação da mensagem na íntegra, além de passar a impressão de ser um indivíduo atencioso e compreensivo.
Saber ouvir é imprescindível para as boas relações interpessoais e quem utiliza essas “técnicas” sempre será lembrado como alguém atencioso, flexível e compreensivo. Consequentemente será uma pessoa boa de conversa e sempre atenta a outras opiniões.
Imagem
Todo vendedor, por exemplo, deve ser um bom ouvinte, afinal, na maioria das vezes o cliente chega ao estabelecimento com uma ideia pronta do produto que pretende adquirir e se não lhe for dada a devida atenção aos pequenos detalhes que ele diz fatalmente a venda será perdida e o cliente ainda ficará com a má impressão de que “a loja não possui bom atendimento”.
Para lhe ajudar a compreender o assunto, veja uma pequena lista abaixo com algumas impressões que surgem quando você não deixa a pessoa completar ou interrompe a fala do interlocutor:
- Sou tão esperto que até já sei o que você vai dizer;
- O que tenho a lhe dizer é tão importante que não preciso ouvir o que você vai me falar;
- Sua ideia não é legal. A minha é!
Isso tudo sem contar quando você está falando algo e a outra pessoa parece que não está ali presente, simplesmente ignora seu ponto de vista sobre determinado assunto. Quem aí gosta de ser tratado assim?
Imagem
Viu só? Essas não são coisas legais para que as outras pessoas pensem sobre você, não é? Por isso, faça uma reflexão e pergunte para as pessoas à sua volta se elas lhe consideram um bom ouvinte e se ela entende que você respeita a opinião dos demais. Dependendo da resposta, faça uns exercícios e tenha calma: vai chegar a sua vez de falar, não precisa atropelar todo mundo! Respire, pense, aguarde…
Falar é importante, sem dúvidas, porém, saber escutar é essencial! Evita grandes transtornos e problemas na comunicação. Afinal, temos dois ouvidos, mas só uma boca (ainda bem, não é?!). :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog